quinta-feira, 10 de novembro de 2011

 Atividade Interdisciplinar Individual

                                            Valéria Cristina Schiavon

INTRODUÇÃO

 Ao relatar a prática pedagógica do professor, devemos nos remeter em primeiro lugar a sua principal atividade que é ensinar. O professor é diretamente responsável pelo processo pedagógico na sala de aula, no domínio dos conteúdos ensinados e de uma metodologia adequada aos seus alunos.
O presente trabalho foi realizado no dia 20 de Setembro de 2011, no 1º ano do ensino fundamental de nove anos, na Escola Rural Municipal Enes Barbosa no município de Tamarana, com a professora Regina Aparecida de Souza Morais, no total de 9 alunos. Vamos verificar também sua prática educativa e a metodologia referente aos conteúdos ministrados em sala de aula, compreender que a flexibilidade que a retomada dos mesmos se torna essencial para a aprendizagem dos
Verificam-se também os avanços e retrocessos na aprendizagem dos alunos e os desafios encontrados pela professora em sua prática docente, buscando estabelecer metodologias diferenciadas para os alunos com mais dificuldades no processo ensino aprendizagem. 

PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR


A professora Regina foi muito receptiva e me proporcionou uma ampla visão do seu trabalho de conduzir as crianças a uma compreensão do mundo letrado, sendo o primeiro ano um período de apreender letras e símbolos.
 Na sala de aula há nove alunos, sendo dois alunos que apresentam dificuldades em se concentrarem para fazer as atividades, ficam dispersos e indisciplinados, tendo que a professora ter que interromper a sua aula para chamar-lhes a atenção. Há também um terceiro aluno que é portador de hidrocefalia, apresenta dificuldades em se locomover e em sua coordenação motora, precisa de uma atenção especial para que os outros alunos não o machuquem quando por conta da agitação que ocorre na sala de aula.
A professora Regina relata também que utiliza vários livros e materiais diversificados em suas aulas como: livros didáticos, jogos variados, Xerox, DVD infantil, CDs de músicas, trabalhos com sucatas, livros infantil, recortes e colagem.
Na sua hora atividade seleciona seu material pedagógico através dos livros didáticos, referente às Diretrizes Curriculares Nacionais das Séries Iniciais do Ensino Fundamental de Nove Anos, sendo algumas atividades direcionadas e diferenciadas aos três alunos que apresentam mais dificuldades, com a preocupação de uma explicação individualizada centrada na aprendizagem.
Em relação às pesquisas, a professora utiliza em sala de aula livros velhos, jornais e revistas para que os alunos pesquisem e recortem letras, desenhos, objetos, referentes aos conteúdos que ela deseja e logo após fazem as colagens utilizando a oralidade em sua prática, trabalhando também a interdisciplinaridades como: língua portuguesa, matemática, história, geografia, ciências, artes, ensino religioso e tema transversais.
 Em sua aula a professora trabalhou o alfabeto de várias maneiras, com a história do alfabeto, com música das letras vogais e consoantes, pintura diferenciando as vogais das consoantes. As vogais de cor vermelha e as consoantes de cor verde, trabalhando também as cores.
Logo após a atividade, fez a interdisciplinaridade com matemática, fez com que os alunos contassem quantas letras possuem o alfabeto, quantas  vogais contém o alfabeto e quantas consoantes, qual letra vem antes e qual letra vem depois, associando o antecessor e sucessor das letras, fez também leitura oral do alfabeto, coletiva e individual e a junção das sílabas, consoantes e vogais.
 Para as atividades em sala os livros didáticos são suficientes para todos os alunos em sua aprendizagem, para melhor atendê-los a professora trabalha tanto os livros didáticos como outras fontes como: o computador e livros paradidático
A professora se relaciona muito bem com seus alunos prepara com antecedência os materiais como, Xerox, preparação das aulas com as várias disciplinas em sua hora atividades que por semana totaliza quatro horas, orientada pela supervisora da escola e sempre consegue adaptar suas aulas, tendo uma metodologia flexível e dinâmica, apresenta um ótimo controle de sala em razão de ser uma sala com poucos alunos, domina muito bem os conteúdos e a metodologia em sua parte teórica
Em virtude de compreender que a sala de aula é uma referência de aprendizagem, procura na medida do possível proporcionar um ambiente acolhedor e transmitir valores, para que os alunos que estão no primeiro ciclo da aprendizagem possa obsorver seus conhecimentos de maneira lúdica e pedagógica.
Na sua avaliação, a professora apresenta pareceres dos alunos à supervisora da escola para verificar os avanços e retrocessos dos mesmos e sanar as dificuldades que cada aluno apresenta. Este parecer é descritivo envolvendo todas as disciplinas, não contendo o comportamento do aluno, valorizando o que pode ser melhorado em cada nível de aprendizagem, no final de cada semestre este parecer é apresentado na reunião dos pais como se fosse um boletim do aluno, não apresenta notas, mas os avanços e os retrocessos da aprendizagem do aluno com medidas para melhorar essa aprendizagem juntamente com a aprovação da família e o apoio da equipe pedagógica.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Mesmo com toda experiência do professor em sala de aula, é preciso buscar novas metodologias e conteúdos possíveis de garantir a formação e o desenvolvimento dos alunos, a construção da cidadania e o domínio de novos códigos de linguagem, promovendo e estimulando o raciocínio e a liberdade de expressão.
A criança desenvolve com naturalidade e sem uma boa relação professor e aluno não há um trabalho satisfatório em sala de aula, ao brincar com a criança ou transmitir os conteúdos, o professor estimula a criatividade de seu aluno.
Para que o professor tenha resultados satisfatórios em sala de aula, cabe a ele rever seus conceitos e conteúdos trabalhados, analisando sua prática docente, procurando entender seus erros e acertos ao planejar seus objetivos a serem alcançados. A flexibilidade do professor implica numa aula mais dinâmica e consciente, promovendo o diálogo e a valorização de sua capacidade de mudança, de atitude perante o desconhecido, inovando com responsabilidade.
Ao trabalhar com a interdisciplinaridade, o professor contribui para uma rica pedagogia de valores, principalmente estimulando o aluno a ser pesquisador do seu próprio conhecimento.
                           
REFERÊNCIAS

GUSSO, Angela Maria. Ensino Fundamental de Nove Anos. Orientações Pedagógicas para os Anos Iniciais. Ed. FTD. Curitiba, 2010


 
                           

Um comentário:

  1. Que legal Valéria! Parabéns pelo blog, abri um tbm.
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