quinta-feira, 28 de julho de 2011

HIGIENE, SAÚDE E MEIO AMBIENTE

TEMA: HIGIENE, SAÚDE E MEIO AMBIENTE
                                           Valéria Cristina Schiavon
INTERVENÇÃO: PRÉ ll

INTRODUÇÃO


Este projeto está relacionado ao eixo Natureza e Sociedade abordando o tema Higiene, Saúde e Meio Ambiente. Segundo as orientações do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, no qual se refere ao professor onde o mesmo deverá planejar, considerando a importância social dos conteúdos e, ao mesmo tempo adotando uma abordagem socioconstrutivista, que coloque os conhecimentos prévios das crianças como requisito fundamental para toda intervenção pedagógica.
O mundo em que as crianças vivem constituem-se em um conjunto de fenômenos naturais e sociais indissociáveis, diante do qual, elas se mostram do meio natural e social, aprendem sobre o mundo fazendo perguntas e procurando respostas as suas indagações num contexto de conceitos, valores, ideias, objetos e representações sobre os mais diversos temas, construindo um processo de conhecimentos sobre o mundo que a cerca.
Partindo deste contexto, este projeto abrange a integração do educando na conscientização de uma vida mais saudável, propiciando bons hábitos de higiene, saúde e cuidados com o meio ambiente.
A partir das atividades desenvolvidas pela professora, os alunos irão desenvolver a oralidade no que diz respeito a sua higiene pessoal e como devemos cuidar de nossa saúde e da preservação do meio ambiente, dentro e fora da escola.
È importante destacar a importância da contextualização que a professora utilizará para explicar cada assunto a ser abordado, sendo de fácil entendimento, respeitando a faixa etária da criança, seu modo de pensar e se expressar.
Este projeto será destinado aos alunos do pré ll da Associação Missionária e Educativa de Santa Ana Centro de Educação Vinde a Mim no município de Tamarana Paraná.


JUSTIFICATIVA


O projeto Higiene Saúde e Meio Ambiente é uma proposta que possibilita uma aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e novos hábitos de vida. Ao educar para a saúde e para a higiene, estamos levando em conta todos os aspectos envolvidos na formação de bons hábitos e atitudes que acontecem no dia a dia do aluno, da escola e da comunidade.
Educar para a higiene corporal, visa buscar uma prática participativa de modo, que as orientações para os alunos sejam coerentes com a linguagem do próprio corpo e de sua realidade, e sobre as condições de vida do lugar onde vive e a importância de se colocar em prática certos hábitos que contribuirão no cuidado com ele e local onde mora, sendo o educador o mediador entre o aluno e sua família, renovando e incentivando à saúde, a higiene corporal, a postura em sala de aula, na escola e na comunidade.
O educador deve manter o aluno em contato com informações de forma lúdica sobre a higiene com o corpo e com o ambiente dentro e fora da escola, contribuindo para a formação de valores, e da conscientização de um mundo melhor para se viver.


OBJETIVO GERAL

 Plano de aula l:

Oportunizar ao educando situações por meio dos quais ele possa estabelecer relações entre o desenvolvimento de hábitos de higiene corporal, organização do ambiente onde quer que esteja de integração com a família, escola, comunidade e colocar em prática o aprendizado do projeto em seu cotidiano, promovendo a saúde de uma forma lúdica e educativa.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS


Levar o aluno a perceber a necessidade de adquirir bons hábitos de higiene.
Identificar e criar o hábito de uma boa higiene e cuidados com o corpo para ser saudável.
Estimular para a prática correta de tomar banho, cortar as unhas, pentear o cabelos etc.
Discutir as formas de higiene corporal, bucal etc.
Identificar a necessidade de contribuir para manter seu ambiente familiar e escolar organizado e limpo, valorizando o bem estar individual e coletivo.
Confeccionar cartaz sobre os amiguinhos da higiene.
Aprender como preparar os alimentos para se ter uma vida saudável.
Utilizar a oralidade para transmitir conceitos e informações dos temas abordados.
 
Contar histórias relacionadas com o tema através de fantoche e ouvir músicas que abrange o tema Higiene Saúde e Meio Ambiente.
Utilizar sucatas, Xerox para realização das atividades.
Refletir sobre suas ações diárias em relação a sua saúde, o que engloba cuidados com o corpo e a preservação do meio ambiente.

RECURSOS DIDÁTICOS
Xerox de atividades.
Textos diversos.
Fantoche, papeis diversos, cola, tesoura, tnt, caixas de ovos vazias, cartolina, papel craft, tinta guache
Aparelho de rádio, cd, palitos de picolé, sucatas.
Livros, revistas para recorte, cola quente e materiais diversos.
Mural da higiene.

PÚBLICO ALVO

Alunos do pré ll com idade de 05 anos.

METODOLOGIA

Roda de conversa: Nesta roda de conversa a professora utilizará a oralidade para trabalhar o tema: Higiene Saúde e Meio Ambiente, discutindo também sobre a alimentação e a higiene que devemos ter com os alimentos, através de perguntas que serão feitas pela professora, os alunos discutirão sobre o assunto.
Será feita pela professora as seguintes perguntas:
Vocês sabem o que são hábitos de higiene?
O que poderemos fazer para termos bons hábitos de higiene?
O que acontece quando não praticamos esses hábitos para cuidar da nossa saúde?
O que fazemos antes das refeições? E depois das refeições?
O que acontece se andarmos sempre descalços, não tomar banho, não cortar as unhas, não escovar os dentes, não lavar as mãos e não usar roupas limpas?
Logo após o diálogo com os alunos a professora irá ler um texto informativo.


A HIGIENE

Precisamos cuidar do nosso corpo, da casa, dos alimentos, das roupas, para termos uma boa saúde e higiene. A higiene de nosso corpo começa com a aquisição de bons hábitos. Para proteger nosso corpo, devemos cortar as unhas sempre, escovar os dentes após as refeições, lavar as mãos várias vezes ao dia, principalmente antes das refeições, tomar banho todos os dias, lavar os cabelos e penteá-los para evitar o piolho.
Usar somente roupas limpas, não andar descalço, alimentar-se sempre nas horas certas, praticar esportes que faz bem a nossa saúde, agindo assim estamos adquirindo bons hábitos.
Após as informações lidas pela professora, ela fará uma brincadeira com os alunos.


BRINCANDO DE BANHO



Verbalizar as partes do corpo na hora da higiene com um paninho de tnt, simular um gostoso banho.
Vamos fazer de conta que estamos em baixo do chuveiro, está caindo bastante água, com este paninho vamos fazer de conta que é um sabonete.
Os alunos ao comando da professora farão os movimentos do banho de mentirinha
Lavar o rosto;
Lavar as mãos;
Lavar os pés;
Lavar os dedinhos do pé;
Lavar as orelhas;
Lavar os joelhos;
Lavar a barriga;
Lavar os cabelos;
Lavar o bumbum para ficar cheiroso.
Logo após a brincadeira, a professora irá contar a história de Chico, um menino que não gostava de tomar banho, esta história será contada através de fantoche.


PIOLHOS, TIRANDO ESSA IDÉIA DA CABEÇA.


Chico um menino mais ou menos da sua idade que não gostava de tomar banho. Todos os dias era uma luta para tomar banho. Certo dia Chico foi à escola e der repente começou a sentir coceiras esquisitas na cabeça.
Chico disse a professora:
_Professora, estou com muita coceira na cabeça!
_Me deixe ver, Chico. É, você está com piolho!
_Piolho!
_Não se assuste! O piolho é um pequeno inseto. Ele vive no cabelo das pessoas, preso com as garras que tem nas pernas.
_Legal!
_Não, não é legal. O animal se alimenta de sangue e provoca muita coceira na cabeça.
_E como a gente pega piolho?
_Quando ficamos em contato com outra pessoa que também esteja contaminada com o animal.
_Tem cura professora?
_Claro! Você terá que ficar em casa por alguns dias, usando um pente fino e um xampu especial para acabar com os bichos.
_Tudo bem! Assim fico livre dos piolhos.
Em seguida a professora trabalhará com a figura de um menino tomando banho para que os alunos possam colorir e identificar os objetos que usamos para tomar banho.
.
Depois de conversar sobre os hábitos de higiene, os alunos confeccionarão um cartaz com o título "Amiguinhos da Higiene" com recortes de livros e revistas e colagens de objetos e figuras que represente os bons hábitos de higiene.
Logo após esta atividade, a professora cantará com os alunos a música "Lavar as Mãos".
Sai água da torneira.
Faz espuma com sabão.
Prá comer a Comidinha.
Vou lavar as minhas mãos
(ritmo, ciranda cirandinha)


ATIVIDADE DE ARTE 



Oração, agradecimento. Plano de aula lll:
Hora da história: A professora irá contar uma história sobre um dentinho que não escovava o seu próprio dente, vamos saber como esta história termina?.


HISTÓRIA DO DENTINHO


Após a música a professora dará uma atividade sobre o lixo, através de colagem que se chama labirinto.
Nesta atividade a menina Ana quer jogar o papel no lixo, o aluno terá que levá-la até o lixo colando lã colorida no caminho e pintando a menina e o cexto de lixo.

 Oração, agradecimento. A professora através da oralidade falará sobre a preservação do meio ambiente. TEXTO INFORMATIVO
Todos nós temos que cuidar do nosso planeta, respeitando a natureza e os animais, não desmatando nossas florestas, não desperdiçando nossas águas e não jogando lixo nos rios e lagos, preservando e cuidando dos peixes e animais silvestres, o meio ambiente agradece pois, a limpeza dos rios, de nossa casa, da nossa escola de onde moramos começa por nós.
Em seguida a professora fará algumas perguntas:
Como podemos ajudar a mamãe e o papai a cuidar da nossa casa?
Vocês ajudam a professora a manter a sala limpa?
Como podemos ajudar a cuidar melhor da limpeza da escola? E de onde moramos?
Após o diálogo com os alunos, a professora auxiliará os alunos a confeccionar uma centopeia de caixa de ovos vazia e utilizarão recortes de revistas para fazerem as antenas da mesma, os alunos vão colorir a centopeia com tinta guache.
Logo após esta atividade, os alunos frão uma colagem com Xerox de uma vassoura e do cesto de lixo, no seu cabo colarão um palito de picolé e no cexto de lixo farão bolinhas de crepom e colarão no cesto e no chão representando que a vassoura está varrendo o lixo e colocando no cesto deixando tudo limpinho.


Era uma vez um dentinho feito de coroa e raiz.
Ele nasceu, cresceu e era feliz.
Até que um dia ficou doente.
Seu dono não gostava de escovar os dentes.
Ele comia doces, balas, chocolates, sorvetes e cachorro quente que são inimigo dos dentes.
O dono do dentinho com dor começou a chorar e foi o dentista procurar.
O dentinho estava cariado e precisava de cuidados.
Depois de cuidar do dentinho machucado, o dentista que é legal ensinou a ele que são amigos dos dentes, a pasta, a escova e o fio dental.
O dentinho ficou novamente feliz e limpinho, e aprendeu a lição.
E para frutas, verduras e legumes, mudou sua alimentação.
Após a história, os alunos irão cantar a música "meu dentinho".
Meu dentinho, meu dentinho,
Vou escovar, vou escovar.
Prá ficar limpinho, prá ficar limpinho.
Prá cárie não pegar, prá cárie não pegar.
(ritmo, meu lanchinho)


MEIO AMBIENTE E O CUIDADO COM O PLANETA


REFERÊNCIAS


 ANDRADE, Fábio Goularte.BATITICI, Graça. 


BRASIL, Ministério da Educação, Secretaria de Educação. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.


PINTO, Gerusa RodriguesVALADARES, Solange.
Disponível em HTTP://www.educacao.sp.gov.br Acesso dia 27/03/2011


Disponível em HTTP://www.webartigos.com/articles/210050/1/higiene_uma_questao de s. Acesso dia 27/03/2011
Ensino da Natureza e Sociedade: Pedagogia/Fábio Goularte de Andrade; Okçana Battini, Andréia de Freitas Zompero – São Paulo: Person Pretice Hall, 2009. A Maneira Lúdica de Ensinar. 1º edição. Belo Horizonte; editora FAPI, 2000


Conhecimento de mundo. Brasilia MEC/SEF. 1998 b v 3. p. 163 . O Dia a Dia do Professor. 1º edição v. 04; editora FAPI. Bem me Quer. 4º edição v. 03; editora FAPI 2010
PEDAGOGIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário