quarta-feira, 9 de março de 2011

PROJETO DENGUE

                                                                    Professora: Valéria Cristina Schiavon

1. INTRODUÇÃO
                        O projeto será desenvolvido na Escola Rural Municipal Enes Barbosa, com a turma do 2º e 3º Ano do Ensino Fundamental de Nove Anos, e envolverá crianças de 6 a 9 anos de idade, com duração de quinze dias, tendo como publico alvo toda comunidade escolar.

2. JUSTIFICATIVA

                        Tendo em vista a epidemia de dengue no Brasil e a necessidade de mais informações e conscientização da população e da comunidade escolar sobre o assunto, torna-se necessário a execução deste projeto para que as crianças se envolvam diretamente no combate a proliferação da doença.

3. OBJETIVO GERAL
                                            
  • Trabalhar junto à comunidade escolar visando conscientizá-la quanto à importância de prevenir a dengue.
4. OBJETIVO ESPECÍFICO

  • Identificar a dengue;
  • Conhecer as diversas formas de contágio, prevenção e tratamento;
  • Reconhecer a importância dos hábitos de higiene pessoal e ambiental;
  • Entender que a dengue interfere no aproveitamento escolar, pois afasta a criança da escola;
  • Conhecer a origem do mosquito Aedes Aegypti;
  • Adquirir hábitos e atitudes que colaborem para acabar com o mosquito e com a dengue;
  • Promover a cidadania;
  • Aplicar conhecimentos adquiridos.
5. DESENVOLVIMENTO
                       
                        Entre o mês de outubro e novembro os alunos farão a campanha de combate ao mosquito Aedes Aegypti, com atividades voltadas para o esclarecimento de como ocorre e se plorifera esse mosquito. Os cuidados que devemos ter para não contrair a dengue, como tratar e evitar essa doença, já que há alguns focos em nossa cidade.
Iniciaremos com uma roda de conversa:
- O que sabemos?
- O que queremos saber?
                        Depois apresentaremos um Dvd contendo informações sobre o mosquito e a dengue, a partir daí construiremos um livrinho com as informações obtidas, os alunos do 3º ano anotarão o que for mais importante.
                        Através da Secretária da saúde, adquirimos cartazes e panfletos da campanha nacional e faremos a exposição dos cartazes na escola.
                        O passo seguinte será o mutirão na Escola Rural Enes Barbosa, para certificar-se de que não há água parada na escola e próximo dela, depois será feito desenhos de como deve ser uma casa e o seu quintal para evitar o mosquito da dengue e durante esse período será construído cartazes, frases, máscaras que será exposto no dia 05 de novembro na Feira Cultural e para finalizar eles farão uma pequena apresentação cantando uma música que fala sobre dengue.

6. RECURSOS UTILIZADOS

  • DVDs e CDs com informações sobre a dengue e o mosquito;
  • Sulfites, cartolinas, lápis de cor, giz de cera, grafite, borrachas, panfletos, tinta guache, pincéis, recipiente para água e mistura de tintas, papel cartão, EVA, canetas de retro projetor, cola quente, pistola, lastex, música, estilete, tesoura, pincel atômico, cola, canetinhas, apontador e teatro.
7. AVALIAÇÃO
                        Os alunos do 2º ano serão avaliados através de observação, usando como parâmetro a participação, interesse e da postura atitudinal de cada um.
                       Os alunos do 3º ano serão avaliados através da leitura e escrita através da confecção do livro, sua participação e interesse pelos trabalhos realizados em sala de aula.

8. CONCLUSÃO

                        Percebemos   e entendemos que a criança aprende mais rapidamente quando ela pode vivenciar o objeto da aprendizagem, sendo colocada como indivíduo atuante e participativo como é o caso desse projeto.

9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Ministério da Saúde e Fundação Nacional de Saúde;
Revista Ciência Hoje – Volume 24 nº 139 – 1998;
Livro Dia-a-dia do Professor – Volume 03 e 06;
Livro Eventos Escolares – Volume 06.

Nenhum comentário:

Postar um comentário