quarta-feira, 9 de março de 2011

DESAFIOS DO PROFESSOR EM SALA DE AULA

                                                                 Professora: Valéria Cristina Schiavon

INTRODUÇÃO
Os problemas mais frequentes em salas de aula estão relacionados com a indisciplina, desmotivação e a evasão escolar tornando-se desafios a serem enfrentados pelos professores e a equipe pedagógica da instituição escolar.
Perante estes problemas, o professor se torna refém de sua prática em sala de aula, não conseguindo lidar com tantos conflitos entre professor e aluno, tendo que refletir sobre seu trabalho docente.
O mais importante entre todos esses conflitos, está o aluno, que precisa de diferentes olhares ao seu aprendizado, percebendo a motivação, principalmente do professor que é parte integrante de seu desenvolvimento, levando-o a se sentir confiante.

DESENVOLVIMENTO

PRÁTICA PEDAGÓGICA

Um dos grandes papéis da educação da atualidade é se efetivar como instrumento fundamental de transformação da sociedade, isto é, a educação através de suas ações pode possibilitar a mudança de certos conceitos.
A prática pedagógica é uma prática social uma prática política, pois não se pode conceder a educação sem um vínculo sócio-histórico.
 Segundo Luckesi (1994, p.21).
A educação é uma prática humana direcionada por uma determinada concepção teórica. A prática pedagógica está articulada como uma pedagogia, que nada mais é que uma concepção filosófica da educação. Tal concepção ordena os elementos que direcionam a prática educacional (LUCKESI 1994, p. 21)
 A aprendizagem é um dos principais objetivos de toda prática pedagógica, é a compreensão ampla do que se entende por aprender, é fundamental na construção de uma proposta de educação, também mais aberta e dinâmica, definindo por consequência, práticas pedagógicas transformadoras.
 A ação educativa evidenciada a partir de suas práticas permite aos alunos darem saltos uma aprendizagem e no desenvolvimento, é a ação sobre o que o aluno consegue fazer, com a ajuda do outro, para que consiga fazer sozinho. Entretanto, é princípio de toda instituição de ensino (escola) garantir a aprendizagem a todos, visto que todos são capazes de aprender.
 A escola por sua vez passa a ter uma nova função, ser espaço de otimização dos processos de aprendizagem e dos processos de construção de cidadãos.

OBSERVAÇÃO DA SALA DE AULA: 4º SÉRIE, 23 ALUNOS.

PROBLEMATIZAÇÃO

Indisciplina.
Desmotivação dos alunos em sala de aula.
Evasão escolar.
Indisciplina: nesta série dos 23 alunos 6 alunos apresentam indisciplina não deixam a professora explicar a matéria, ficam mexendo com os que querem aprender. A professora fala o tempo todo, tendo que interromper constantemente a sua aula. De tempos em tempos, ela retira-os da educação física ou da computação, mas por algum tempo funciona, porem logo depois volta tudo o que era antes, estressado ainda mais a professora, tornando o convívio com esses alunos algo preocupante para a mesma.
Sugestão para o conflito: o professor deve identificar os motivos da indisciplina. Observar os alunos e estabelecer um diálogo, podendo ajudar muito neste sentido. Muitas vezes a indisciplina ocorre porque os alunos não entendem o conteúdo ou acham as aulas cansativas, neste caso, o professor deve mudar as suas aulas, adotando atividades estimulantes e interessantes.
Deve criar algumas regras comuns para o funcionamento das aulas, o professor pode fazer isso com a ajuda dos próprios alunos. Dentro destas regras podem contar: levantar as mãos e aguardar a sua vez antes de perguntar ou falar, fazer silêncio em momentos de explicação, falar num tom de voz adequado, etc. com estas e outras regras o professor vai ganhar o respeito de seus alunos. Este respeito é uma porta para através do diálogo com os mesmos, buscar soluções adequadas para melhorar as condições de aulas na escola.
Desmotivação dos alunos em sala de aula: existem certos problemas no ambiente escolar que são praticamente impossíveis de não ocorrer, sendo a desmotivação dos alunos um dos mais preocupantes, fato rotineiro que ocorre com profissionais de todas as áreas da educação e em diferentes níveis de ensino. Considerado como um problema de difícil resolução é fundamental que o professor compreenda o que vem a ser a motivação e como ela se constrói.
Geralmente a falta de motivação é originada das características próprias dos alunos e do ambiente escolar como um todo, fazendo com que os alunos passem a ter medo do próprio fracasso escolar e de como lidar com ele. E ressalta-se que os pais, os colegas e o grupo social no qual estes alunos se relacionam, também contribuem para a desmotivação.
Determinados alunos apresentam grandes dificuldades em interagirem com certas atividades, outros apresentam resistência total no sentido de adquirir conhecimentos, se isolando dos demais colegas, negando a participar das atividades propostas, bem como não apresentando interesse qualquer em realizar algo que se refere à aprendizagem.
O professor deve ficar atento ao comportamento de seus alunos, visto que podem partir desde aqueles alunos mais agitados, tanto aos alunos desligados e inquieto
No sentido de ajudar os alunos desmotivados, o professor deve se preocupar com o ambiente escolar, em especial a sala de aula, o desenvolvimento das atividades, a organização e principalmente a relação professor e aluno e o processo avaliativo.
Com o objetivo de contribuir com os professores que muitas vezes no exercício da profissão apresentam o verdadeiro interesse em ajudar os alunos desmotivados, segue algumas sugestões:
Aplique o conteúdo com entusiasmo, evitando aulas “mecânicas”.
Faça com que o aluno compreenda o que está sendo ensinado, ao invés de apenas memorizar.
 Elabore atividades que possa detectar a evolução do aluno.
Quando o aluno apresentar dificuldades apresente a  ele pistas proporcionando oportunidades para superar as dificuldades, fazendo com que o aluno exerça seu próprio raciocínio.
Ao iniciar a aula estabeleça metas e objetivos dessa mesma, porem baseados no ritmo da turma, combinando regras para que não seja desviado o objetivo da aula.
No momento da avaliação, o ideal é que o professor evite comparações, ameaças, ou seja, condutas negativas que possam vir a refletir maleficamente na autoestima dos alunos.
Evasão escolar: são problemas complexos que se relacionam com outros importantes temas da pedagogia, como forma de avaliação, reprovação escolar, currículo e disciplinas escolares, considerado os autos índices de evasão.
 Este é um dos maiores problemas enfrentado atualmente na educação. Muitos alunos que iniciam a vida escolar infelizmente não chegam a concluí-la. São várias as causas que contribuem para a formação desse quadro como problema sócio econômico, distância, cansaço, desestruturação familiar, necessidade de complementação de renda familiar entre outros.
 Estas causas são concorrentes e não exclusivas, ou seja, a evasão escolar se verifica em razão da somatória de vários fatores e não necessariamente de um especificamente. O importante é diagnosticar, detectar os problemas e buscar as possíveis soluções, com o intuito de propiciar o retorno efetivo do aluno à escola.
 Muitos fatores são determinantes para a ocorrência dessa problemática em relação à escola não atrativa, autoritária, professores despreparados, ausência de motivação, etc. O aluno desinteressado, falta de perspectiva para o futuro, indisciplina, problema de saúde, gravidez, etc. Pai irresponsável desinteressado em relação ao destino dos filhos, etc.
Sugestões para o problema da evasão escolar:
 Um currículo mais atraente para os alunos.
 Acompanhar a assiduidade dos alunos.
Palestras sobre o assunto (evasão escolar) nas escola, reunindo equipe pedagógica, professores, pais ou responsáveis e os alunos.
A escola juntamente com a equipe pedagógica e a família deve conscientizar os pais pelas penalidades em lei sobre as faltas dos alunos.
 Valorizar a convivência professor e alunos.
Aulas dinâmicas e atrativas para os alunos e professores conscientes de seu trabalho pedagógico.
Após o debate com os alunos na sala de aula, sobre os temas já citados, os mesmos deram algumas sugestões para solucionar os problemas que a professora enfrenta em sala de aula são eles:
·         Os professores devem ser amigos dos alunos.
·         Respeitar os alunos quando querem falar de seus problemas.
·         Não ser rígidos todo o tempo.
·         O professor deve conversar com os alunos quando ele estiver desanimado para que a sua autoestima volte.
·         Os alunos que gostam das aulas, sempre voltará a escola com alegria de aprender.
·         Que o professor não traga para a sala de aula seus problemas pessoais.

CONCLUSÃO

A indisciplina muitas vezes é causada pela postura do professor. Educador que não planeja suas aulas, que não elabora aulas dinâmicas, que conta sempre com o improviso corre o risco de não ter alunos disciplinados. Os alunos precisam enxergar a importância da escola e de se ter conhecimento.
Em uma sala de aula sempre existe aquele líder que desestabiliza as aulas. A primeira coisa que um professor deve fazer é conquistá-lo sutilmente para que o mesmo não se sinta bajulado. Evitar gritos é muito importante, pois, os alunos percebem quando o professor está descontrolado. Elaborar coletivamente os combinados é mais difícil uma pessoa quebrar uma regra que ele ajudou a fazer.
O professor deve ser mediador do conhecimento e responsável por realizar essa função, buscando sempre se manter atualizado, combatendo o desânimo de seus alunos e motivando-os a aprender com mais entusiasmo.
  O trabalho para combater a evasão escolar é difícil, mas, com a ajuda da família, da equipe pedagógica, da secretaria da educação de cada município e de um apoio didático pedagógico, unindo a teoria à prática preocupando-se com a aprendizagem dos alunos.

REFERÊNCIAS

Um comentário:

  1. Muito bom o modo de colocar o texto motiva os alunos e professores a melhorar as aulas e e modificar o modo de ensino aos alunos.

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