quarta-feira, 9 de março de 2011

DENTRO DA ESCOLA

                                                                 Professora: Valéria Cristina Schiavon

O desafio da educação atual, está no desempenho dos gestores em desenvolver um trabalho consciente e participativo dentro e fora das salas de aula, caminhando lado a lado com os professores, dando suporte a sua prática docente.
Com o passar dos anos, a educação brasileira se transformou através de suas políticas em cada tempo histórico. O professor caminha por concepções de grande educadoras e se esquece da realidade de sua sala de aula, do que seus alunos trazem de bagagem para compartilhar e experimentar suas vivências com o mesmo.
A preocupação de hoje, está nos conteúdos e não no tempo que o professor teria com seus alunos para dialogar, trocar informações, se torna cada vez mais escasso. A rotina de alguns professores em sala de aula é algo raro, muitas vezes se apresenta em sala de aula sem planejamento, sem objetivos e nenhuma metodologia para com os mesmos.
As escolas estão com suas vagas preenchidas e muitas vezes deixam crianças fora da mesma, muitas vezes por falta de estrutura física e humana, transformando o trabalho do gestor ainda mais difícil.
A formação do aluno no século XXI, está sendo prejudicada pelos descasos referente a educação e a formação continuada do professor, especialmente da educação infantil e do ensino fundamental.
A escola, a família e a comunidade devem caminhar juntos para que a educação seja parceira, unindo forças para combater os problemas enfrentados pelo gestor escolar. A relação entre a escola e a sociedade ainda precisa ser construída, promovendo a cidadania, o respeito mútuo e a dignidade, tornando o aluno ciente de seus direitos e deveres perante a mesm
A escola deve acolher seus alunos, respeitando a individualidade de cada um para que o mesmo valorize o saber, para colher os frutos no futuro

Nenhum comentário:

Postar um comentário