PROJETO DE LEITURA
Professora: Valéria Cristina Schiavon
Introdução
O projeto de leitura proporciona ao educando a oportunidade de se expressar com clareza, construir um conhecimento amplo, valorizar a sua cultura e a do seu pais, respeitarem a individualidade de cada um. A leitura assim como a escrita possibilita ao aluno uma efetiva participação social.
Neste enfoque, é que o projeto de leitura vem a acrescentar ao professor um melhor trabalho com o seu aluno, valorizando a sua capacidade de ler e interpretar textos variados, motivando-o a cada vez mais mergulhar no mundo da imaginação, da aventura e do desconhecido, percebendo assim a importância do ato de ler, trabalhando com teatro, desenvolvendo a dramatização, a confecção de materiais diversificados.
Neste projeto serão trabalhados diversos temas como: leitura e escrita, alimentação saudável, a sacola mágica da leitura, hora do conto, consciência negra e ensino religioso. Estes temas são abordados com muita sutileza visando a participação dos alunos em atividades diferenciadas.
Objetivo Geral
Desenvolver o gosto pela leitura, valorizar a versatilidade do educando nas atividades propostas neste projeto, proporcionando um ambiente agradável que possa levá-lo a perceber a importância do livro em sua vida, de forma lúdica e educativa, promovendo a cultura, valores e a cidadania, conduzindo o educando a uma vida saudável, cuidando do corpo e da
Objetivos Específicos
Objetivos Específicos
· Incentivar a leitura e o contato com os livros.
· Aguçar a imaginação do educando e a sua participação na contação de história.
· Conhecer os diferentes estilos de textos.
· Discutir sobre diversos temas, tendo como suporte o livro, jornais, e revistas etc.
· Utilizar o desenho como expressão artística e interpretação de texto.
· Trabalhar com textos expositivos, utilizando vários temas.
· Utilizar a linguagem oral em diversas situações comunicativa como, entrevista, debates, seminários, diálogos e dramatização.
· Valorizar-se da linguagem para melhorar a qualidade de suas relações pessoais.
· Compreender os textos orais e escritos, interpreta-lo corretamente.
· Expressar idéias e opiniões, bem como de acolher, interpretar e considerar as dos outros.
· Proporcionar situações de leitura compartilhada.
· Identificar elementos enriquecedores de hábitos, costumes e alimentação da cultura afro-brasileira.
· Refletir sobre as suas ações diárias em relação a sua saúde, o que engloba cuidado e prevenção com o meio ambiente e higiene.
· Valorizar o momento reservado a alimentação.
· Pesquisar e registrar sobre a alimentação familiar.
· Respeitar horário, regras, respeitando o ambiente em que as aulas serão realizadas.
·
Justificativa
Este projeto foi elaborado visando a participação dos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental com as estórias que estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito de contá-las e ouvi-las relacionando ao cuidado afetivo à construção da identidade ao desenvolvimento da imaginação,à capacidade de ouvir o outro e a de se expressar. A leitura de estórias aproxima a criança do mundo letrado.
A partir da cultura negra, o aluno tomará consciência da nossa própria raiz histórica que ajudaram a ajudam a construir a nossa cultura e formar a nação brasileira.
Outro tema a ser desenvolvido é a alimentação saudável, unindo professores, alunos, pais e nutricionista, para uma melhor observação da criança durante o lanche, sua alimentação em casa e um trabalho mais consistente em relação aos alimentos, suas vitaminas, sua importância para o nosso corpo, trabalhando também a higiene, meio ambiente de forma lúdica e educativa. Identificando semelhanças e diferenças entre os hábitos alimentares dos alunos, relacionado a saúde e o bem estar individual e coletivo.
Público alvo
Todos os alunos da educação infantil e do ensino fundamental.
Metodologia
Os trabalhos serão realizados respeitando as faixa etárias dos alunos. Neste projeto haverá a sacola mágica da leitura com diferentes livros de estórias e um caderno de registros. Os alunos, serão sorteados, levarão a sacola para casa, por 3 dias. O aluno deverá ler um ou mais livro da sacola e depois fará um registro no caderno, que poderá ser através da escrita, de desenhos, montagem, colagem ou alguma outra forma criativa que ele preferir.
Depois, na sala de aula o aluno poderá apresentar para os colegas o livro que leu e o seu registro, também poderá ser apresentado na forma teatral, se o aluno quiser. Na produção textual o aluno poderá produzir outros textos usando o que foi lido em forma de poesia ou narrativa.
Pode ser utilizada também a ficha de leitura que consiste em uma espécie de livrinho com fichas que contêm dados como: nome do livro, do autor, da editora, do ilustrador, data em que o livro foi lido pelo aluno e um espaço para registro (escrito ou desenho) da história lida. Essas fichas são preenchidas a cada empréstimo de livros feito na biblioteca da escola pelo aluno.
Sugestão: o aluno (a) que ler mais livros no final do ano terá uma premiação surpresa, pois o professor terá o controle de quantos livros o aluno leu.
Em relação a consciência negra os alunos farão pesquisas, assistirão vídeos, ouvirão músicas, conhecerão comidas, danças, crença e costumes da cultura afro-brasileira, com trabalhos e atividades voltadas a cidadania valorizando a dignidade humana.
No que diz respeito ao ensino religioso serão desenvolvidas atividades convergindo para o desenvolvimento integral do ser humano registrando boas maneiras, criando ações positivas, sabendo diferenciar o bem do mal, respeitando a individualidade, conhecendo diversas religiões e costumes, valores autoestima, autoconhecimento com respeito e responsabilidade.
Ao trabalharmos o tema alimentação saudável estamos nos referindo a alimentação dentro e fora da escola, juntamente com os professores alunos pais e nutricionista, promovendo o consumo de alimentos saudáveis e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde e de uma forma atraente visando o desenvolvimento total da criança em crescimento.
A partir dessa conscientização, o professor poderá trabalhar com atividades de recortes, colagens, desenhos, DVDs, músicas, cartazes, leitura e escrita, estimulando a consumirem alimentos que antes não faziam parte da alimentação do aluno como: frutas, verduras e legumes, promovendo a participação dos pais mandando frutas verduras e legumes para a escola, pesquisas enviadas para casa , confecção de livros de receitas e troca das mesmas.
Recursos e estratégias
· Biblioteca.
· Livros de histórias.
· Teatro.
· Revistas e jornais.
· Letras de músicas.
· Textos xerocados.
· Cartolina.
· Papel crepom
· Papel cartão.
· Cola quente.
· EVA.
· Sacola mágica da leitura.
· Vídeos.
· Mapas.
· Tesoura.
· Cola.
· Fita crepe.
· Xerox para colorir.
· Desenho livre.
· Alfabeto móvel.
· Sucatas.
· Fantoches.
· Pesquisas em diversas fontes (livros, revistas infantis, internet, DVD e vídeo).
· Cozinha experimental.
· Músicas infantis.
· Apresentação em grupo.
· Produção de texto oral.
· Interpretação de texto oral e pelo desenho.
· Dinâmicas e socialização.
Cronograma
As atividades serão realizadas o ano todo, com alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, visando a sua criatividade e a originalidade.
Avaliação
A avaliação ocorrerá de forma coletiva com a participação do grupo, respeitando a faixa etária de cada um. O professor organizará um relatório semanal dos pontos positivos e negativos do progeto sugerindo modificações quando necessário.
Produto final
Os trabalhos realizados pelos alunos poderão ser apresentados na Feira Cultural para que a comunidade valorize e aprecie as atividades propostas pelos professores.
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