quarta-feira, 9 de março de 2011

PROJETO DE LEITURA

                                                                  Professora: Valéria Cristina Schiavon

Introdução

O projeto de leitura proporciona ao educando a oportunidade de se expressar com clareza, construir um conhecimento amplo, valorizar a sua cultura e a do seu pais, respeitarem a individualidade de cada um. A leitura assim como a escrita possibilita ao aluno uma efetiva participação social.
 Neste enfoque, é que o projeto de leitura vem a acrescentar ao professor um melhor trabalho com o seu aluno, valorizando a sua capacidade de ler e interpretar textos variados, motivando-o a cada vez mais mergulhar no mundo da imaginação, da aventura e do desconhecido, percebendo assim a importância do ato de ler, trabalhando com teatro, desenvolvendo a dramatização, a confecção de materiais diversificados.
Neste projeto serão trabalhados diversos temas como: leitura e escrita, alimentação saudável, a sacola mágica da leitura, hora do conto, consciência negra e ensino religioso. Estes temas são abordados com muita sutileza visando a participação dos alunos em atividades diferenciadas.
                           
Objetivo Geral

 Desenvolver o gosto pela leitura, valorizar a versatilidade do educando nas atividades propostas neste projeto, proporcionando um ambiente agradável que possa levá-lo a perceber a importância do livro em sua vida, de forma lúdica e educativa, promovendo a cultura, valores e a cidadania, conduzindo o educando a uma vida saudável, cuidando do corpo e da



Objetivos Específicos

·         Incentivar a leitura e o contato com os livros.
·         Aguçar a imaginação do educando e a sua participação na contação de história.
·         Conhecer os diferentes estilos de textos.
·         Discutir sobre diversos temas, tendo como suporte o livro, jornais, e revistas etc.
·         Utilizar o desenho como expressão artística e interpretação de texto.
·        Trabalhar com textos expositivos, utilizando vários temas.
·     Utilizar a linguagem oral em diversas situações comunicativa como, entrevista, debates, seminários, diálogos e dramatização.
·         Valorizar-se da linguagem para melhorar a qualidade de suas relações pessoais.
·         Compreender os textos orais e escritos, interpreta-lo corretamente.
·         Expressar idéias e opiniões, bem como de acolher, interpretar e considerar as dos outros.
·         Proporcionar situações de leitura compartilhada.
·      Identificar elementos enriquecedores de hábitos, costumes e alimentação da cultura afro-brasileira.
·     Refletir sobre as suas ações diárias em relação a sua saúde, o que engloba cuidado e prevenção com o meio ambiente e higiene.
·         Valorizar o momento reservado a alimentação.
·         Pesquisar e registrar sobre a alimentação familiar.
·         Respeitar horário, regras, respeitando o ambiente em que as aulas serão realizadas.
·        
Justificativa
                           
Este  projeto foi elaborado visando a participação dos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental com as estórias que estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito de contá-las e ouvi-las relacionando ao cuidado afetivo à construção da identidade ao desenvolvimento da imaginação,à capacidade de ouvir o outro e a de se expressar. A leitura de estórias aproxima a criança do mundo letrado.
A partir da cultura negra, o aluno tomará consciência da nossa própria raiz histórica que ajudaram a ajudam a construir a nossa cultura e formar a nação brasileira.
Outro tema a ser desenvolvido é a alimentação saudável, unindo professores, alunos, pais e nutricionista, para uma melhor observação da criança durante o lanche, sua alimentação em casa e um trabalho mais consistente em relação aos alimentos, suas vitaminas, sua importância para o nosso corpo, trabalhando também a higiene, meio ambiente de forma lúdica e educativa. Identificando semelhanças e diferenças entre os hábitos alimentares dos alunos, relacionado a saúde e o bem estar individual e coletivo.

Público alvo

Todos os alunos da educação infantil e do ensino fundamental.

Metodologia
                           
Os trabalhos serão realizados respeitando as faixa etárias dos alunos. Neste projeto haverá a sacola mágica da leitura com diferentes livros de estórias e um caderno de registros. Os alunos, serão sorteados, levarão a sacola para casa, por 3 dias. O aluno deverá ler um ou mais livro da sacola e depois fará um registro no caderno, que poderá ser através da escrita, de desenhos, montagem, colagem ou alguma outra forma criativa que ele preferir.
Depois, na sala de aula o aluno poderá apresentar para os colegas o livro que leu e o seu registro, também poderá ser apresentado na forma teatral, se o aluno quiser. Na produção textual o aluno poderá produzir outros textos usando o que foi lido em forma de poesia ou narrativa.
Pode ser utilizada também a ficha de leitura que consiste em uma espécie de livrinho com fichas que contêm dados como: nome do livro, do autor, da editora, do ilustrador, data em que o livro foi lido pelo aluno e um espaço para registro (escrito ou desenho) da história lida. Essas fichas são preenchidas a cada empréstimo de livros feito na  biblioteca da escola pelo aluno.
Sugestão: o aluno (a) que ler mais livros no final do ano terá uma premiação surpresa, pois o professor terá o controle de quantos livros o aluno leu.
Em relação a consciência negra os alunos farão pesquisas, assistirão vídeos, ouvirão músicas, conhecerão comidas, danças, crença e costumes da cultura afro-brasileira, com trabalhos e atividades voltadas a cidadania valorizando a dignidade humana.
No que diz respeito ao ensino religioso serão desenvolvidas atividades convergindo para o desenvolvimento integral do ser humano registrando boas maneiras, criando ações positivas, sabendo diferenciar o bem do mal, respeitando a individualidade, conhecendo diversas religiões e costumes, valores autoestima, autoconhecimento com respeito e responsabilidade.
Ao trabalharmos o tema alimentação saudável estamos nos  referindo a alimentação dentro e fora da escola, juntamente com os professores alunos pais e nutricionista, promovendo o consumo de alimentos saudáveis e a consciência de sua contribuição para a promoção da saúde e de uma forma atraente visando o desenvolvimento total da criança em crescimento.
 A partir dessa conscientização, o professor poderá trabalhar com atividades de recortes, colagens, desenhos, DVDs, músicas, cartazes, leitura e escrita, estimulando a consumirem alimentos que antes não faziam parte da alimentação do aluno como: frutas, verduras e legumes, promovendo a participação dos pais mandando frutas verduras e legumes para a escola, pesquisas enviadas para casa , confecção de livros de receitas e troca das mesmas.

Recursos e estratégias

·         Biblioteca.
·         Livros de histórias.
·         Teatro.
·         Revistas e jornais.
·         Letras de músicas.
·         Textos xerocados.
·         Cartolina.
·         Papel crepom
·         Papel cartão.
·         Cola quente.
·         EVA.
·         Sacola mágica da leitura.
·         Vídeos.
·         Mapas.
·         Tesoura.
·         Cola.
·         Fita crepe.
·         Xerox para colorir.
·          Desenho livre.
·         Alfabeto móvel.
·         Sucatas.
·         Fantoches.
·         Pesquisas em diversas fontes (livros, revistas infantis, internet, DVD e vídeo).
·         Cozinha experimental.
·         Músicas infantis.
·         Apresentação em grupo.
·         Produção de texto oral.
·         Interpretação de texto oral e pelo desenho.
·         Dinâmicas e socialização.

Cronograma

As atividades serão realizadas o ano todo, com alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, visando a sua criatividade e a originalidade.

Avaliação

 A avaliação ocorrerá de forma coletiva com a participação do grupo, respeitando a faixa etária de cada um. O professor organizará um relatório semanal dos pontos positivos e negativos do progeto sugerindo modificações quando necessário.

Produto final

Os trabalhos realizados pelos alunos poderão ser apresentados na Feira Cultural para que a comunidade valorize e aprecie as atividades propostas pelos professores.
                           

                           


                           



                            .
                           

                           








                  

             

Nenhum comentário:

Postar um comentário